Portugu S Jur Dico
Redigir ou escrever, é um ato do emissor, no qual emite uma mensagem, expondo o seu ponto de vista, e os três tipos de textos principais são: Descrição, narração e dissertação.
No parágrafo ou no texto descritivo onde o emissor descreve especificamente caracteres do objeto percebido pelos sentidos, do que desperta o observador.
No parágrafo ou texto narrativo onde o emissor narra um fato real ou fictício, em um determinado tempo e espaço.
No parágrafo ou texto dissertativo compõe-se na emissão de um juízo, onde o emissor emite a abstração do pensamento, seu posicionamento.
Em qualquer forma discursiva, é de suma pertinência ao parágrafo a unidade, coerência e ênfase.
Explicaremos agora cada uma destas qualidades discursivas:
Unidade: é consequência da noção de conjunto que caracteriza o parágrafo. É obrigatório que o emissor mantenha uma linha de raciocínio que abranja as ideias contextuais com o intuito de atingir a sua ideia central. Como chegar à unidade?
- Delimitando o assunto.
- Fixando o objetivo.
- Usando tópico frasal explícito.
- Evitando pormenores desnecessários.
- Evitando frases entrecortadas.
- Pondo em parágrafos diferentes ideias igualmente relevantes.
- Não fragmentando o desenvolvimento da mesma ideia-núcleo em vários parágrafos.
Coerência: quando falamos de coerência logo que, é acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Ou seja, coerência é um nexo de ligações formais e semânticas dos termos e ideias que o compõe na estrutura. A finalidade de uma estrutura textual coerente, é transmitir completamente a mensagem ou informação nela contida. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.
Ex.
Coerente: “Seja você a mudança que espera para o mundo”
Incoerente: “As ruas estão molhadas porque não choveu”
Ênfase: é o destaque que se dá a ideia-núcleo. A colocação das palavras na frase e das orações no período constitui um dos processos mais eficientes para dar relevo à