Contribui o de Max Weber as Organiza es
Modelo Burocrático da Organização ( Max Weber)
Ao contrário de Taylor e Fayol, Max Weber não é um gestor profissional, mas sim um académico alemão – sociólogo.
Weber vai aplicar às organizações o seu método de análise que consiste na definição de um tipo ideal de organização. A organização “weberiana”, apelidada de burocracia , é do tipo racionalizada em que existe predeterminação total a todos os níveis.
Uma vez definidos os objetivos e atividades da organização é possível formular um sistema de regras e de papéis a serem desempenhados por todos os membros da organização. O indivíduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmente por escrito. Tudo está definido e todas as situações estão previstas – para todas as perguntas há uma resposta.
Apesar da carga negativa que existe hoje associada à palavra burocracia, a Burocracia de Weber assentava num conjunto de características que são cruciais para a sua sustentabilidade e funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações, nomeadamente: - A avaliação e seleção dos funcionários;
Remuneração regular dos funcionários, Carreira Regular dos funcionários;
Separação da propriedade do cargo;
Divisão do trabalho;
Hierarquia da autoridade.
Uma organização assente nos princípios de Weber tem um grande perigo : a passagem das regras de funcionamento a objetivos da organização, sendo os verdadeiros objetivos esquecidos pelos colaboradores, e apresenta ainda várias disfunções como o excesso de formalismo, a resistência a mudanças, a despersonalização do relacionamento, a super-conformidade com rotinas e procedimentos e a grande dificuldade no atendimento a cliente e conflitos com o público.