Porto Madero
Puerto Madero é um dos 48 bairros em que se divide a cidade de Buenos Aires. É o mais novo bairro da cidade e mostra as últimas tendências em arquitetura. Um passeio por ele é de encher os olhos. Situado no meio de uma faixa costeira onde se ergueram antigas docas (enormes abrigos onde no passado eram armazenadas as cargas que eram trazidas ao porto) que foram recicladas para dar vida a elegantes escritórios e luxuosos restaurantes. O projeto, que foi desenvolvido em 1991, foi concebido de forma a integrar o porto à cidade, como uma extensão do seu centro.
De um lado do rio você encontra e convive com as centenas de prédios históricos da cidade, que lembra muito Madri e París por onde quer que se olhe. Do outro, o fantástico Puerto Madero, onde o novo e o antigo se hemogenizam perfeitamente.
Ao longo da história Puerto Madero foi um exemplo claro de como um bom planejamento urbano e de muito esforço e trabalho duro resultaram na criação de uma das áreas mais importantes da Província de Buenos Aires. Assim, esta área conseguiu tornar-se um dos principais pontos de encontro, e mais uma das zonas turísticas mais bem sucedidos da cidade, integrando a brisa do rio ao calor, e a simplicidade com elegância e exclusividade.
No início de sua história, Puerto Madero foi idealizado como uma necessidade de se construir um porto para servir como ligação entre a cidade e os navios que chegavam da Europa durante os últimos anos do século XIX, auge da agro-modelo de exportação que reinava na Argentina. Isso proporcionou o pontapé inicial para o engenheiro Eduardo Madero promover seu projeto pessoal, que propôs a construção de quatro barragens fechadas, ligadas por pontes e duas docas – a norte e a sul.