porto madero - Buenos Aires
O conjunto formado por estruturas preexistentes (galpões e diques) e por novos elementos urbanos (edificações, parques, ruas, acessos e parques) configura um polígono que se une á área central da cidade, por meio do prolongamento de importantes vias do tecido urbano de Buenos Aires. A região se caracteriza como uma ilha triangular encostada no mar de quadras ortogonais.
Foram traçadas três amplas avenidas que reforçam os eixos de penetração na área e estabelecem a conexão com o tecido urbano da cidade existente. Esses eixos são fatores principais para a ligação física e visual da cidade com o rio.
Os eixos de acesso correspondem às avenidas
Estados Unidos, entre os Diques 1 e 2, Belgrano, entre os Diques 2 e
3 . Gral. Perón, entre os Diques 3 e 4. As delimitações extremas do setor são definidas pelas avenidas Córdoba (ao norte) e Brasil (ao sul, arrematando o formato triangular do Dique 1). Essas vias não só representam os principais pontos de acesso ao Puerto Madero, como também constituem os eixos de mais forte vinculação com a cidade existente. Além disso, as linhas de penetração comprometem comple- tamente a matriz formal de urbanização, pois representam os eixos que conduzem à organização leste-oeste do projeto.
É importante destacar a relação do Puerto Madero com o centro cívi- co de Buenos Aires, localizado no alinhamento do Dique 3. A continui- dade do eixo da Avenida de