a atividade agropecuaria
As vantagens comparativas e absolutas estão fundamentadas em um conceito básico da economia: os tradeoffs. Este conceito repousa na idéia de que os recursos são limitados e que o individuo/nação deve escolher um bem ao outro, e que ao fazer a escolha por mais unidades de um bem A, por exemplo, abre-se mão de algumas unidades de um bem B. um exemplo prático na economia é a poupança das famílias, em que o tradeoff de uma poupança é o que se abre mão de consumir no presente em troca de um consumo futuro.
Tendo em vista os conceitos básicos de tradeoffs, a teoria das vantagens absolutas está também relacionada em um conceito de liberalismo comercial, que segundo Adam Smith a população sairia ganhando se cada país se especializasse na produção de algum bem especifico que fosse de sua eficiência em produzi-lo. Para um melhor entendimento será dado um exemplo relacionado à produção de dois países: Brasil e Argentina.
Digamos que o Brasil produza 20 kg de trigo/ hora e 100 kg de carne/hora e na Argentina se produza 100 kg de trigo/hora e 20 kg de carne/ hora, sendo assim segundo essa teoria de Adam Smith o Brasil deveria se especializar apenas na produção de carne enquanto a Argentina apenas na produção de trigo, desta forma em 6 horas de trabalho, por exemplo, teríamos 600 kg de carne e 600 kg de trigo, e se nenhum dos países fosse se especializar em apenas em uma produção, teríamos 60 kg de trigo e 300 kg de carne no Brasil e na Argentina teríamos 300 kg de trigo e 60 kg de carne que somaria 360 kg de carne e 360 kg de trigo. Desta forma pode-se dizer que o Brasil possui vantagem absoluta em carne e a Argentina possui vantagem