portifólio estudo de caso
Pretende-se através deste trabalho articular os vieses das propostas de educação que vão, desde os métodos mais tradicionais, até os mais atuais no que diz respeito ao tratamento de estudantes com dificuldade de aprendizagem.
Especifica-se neste trabalho um único caso, o de um aluno que teve dificuldades no domínio da leitura e escrita, apresentando omissões de letras ou distorções; escrita frequentemente invertida; lentidão para escrever (não acompanhando os conteúdos); pulam-se palavras ou linhas na leitura ou na escrita; letras de tamanhos muito diferentes na produção escrita.
Após serem diagnosticadas as dificuldades do aluno, o texto que discorre sobre elas, traz as intervenções clínicas e as orientações dadas pela professora, que faz um trabalho coletivo, não permitindo que seu caso seja trabalhado isoladamente.
2 DESENVOLVIMENTO
No texto apresentado, especificou-se o caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem. A princípio, descartam-se os embasamentos teóricos de Durkhein e de Marx que, nesta ordem explicam que: os problemas com a aprendizagem ocorrem por haver uma sociedade com problemas ou que podem ter alguma relação com o modo de organização da sociedade capitalista.
Os embasamentos teóricos acima discorrem sobre os problemas de um aluno inserido em uma sociedade, e a partir desta sociedade é formulado o diagnóstico para seus problemas individuais. Weber também defende a teoria de que o estudante dentro de um contexto social mostra outro modo de ser através de suas dificuldades. Portanto, dificilmente pode-se agregar alguma destas teorias ao texto que relata as dificuldades de um caso específico, encarado de forma generalizada dentro de uma sociedade.
Todavia, segundo a teoria do Racionalismo acredita-se que: as dificuldades deste aluno seriam determinadas por fatores inatos (já estaria predestinado a ser assim, nasceu assim). Em pleno séc. XXI o caso