Portfólio filosofia da educação
PORTFÓLIO PARA AVALIAÇÃO DO TERCEIRO SEMESTRE
MARCOS RODRIGUES QUEIROZ
TUTORA: EDNA CINTRA HABER
[pic]
CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA PRATICA EDUCATIVA
FRANCA
2011
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO.................................................................... 01
II DESENVOLVIMENTO................................................... .. 02
III CONCLUSÃO................................................................... 03
IV REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................... 04
1. INTRODUÇÃO
A filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que ajuda a compreensão de sua existência, como lhe oferece um direcionamento para sua ação, um rumo para seguir ou, ao menos, para lutar por ele. Ela estabelece um quadro organizado e coerente de visão de mundo, sustentando uma ação organizada e coerente de agir. A filosofia não é de modo algum uma simples abstração independente da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão. Traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. (Luckesi, 1995, p.23).
Segundo Luckesi (1995, 31), as relações entre filosofia e educação parecem naturais. Enquanto a educação trabalha o desenvolvimento das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou se desenvolver as gerações e a sociedade. É a filosofia que exige postura do educador.
2. DESENVOLVIMENTO
A filosofia na pratica da educação faz com que o Professor desperte para a importância de se pensar criticamente.
Existe a necessidade de se recorrer ao conhecimento filosófico, pois é onde se desenvolve uma visão mais ampla no sentido da vida e de tudo, que estabelece assim uma busca com a devida distância crítica, o significado da nossa existência. Sendo o que comumente expressa quando se refere ao “pensar”, refletir, ao argumentar, ao demonstrar, com recursos comuns da nossa subjetividade.
Na formação do