Marketing directo e merchandising
MARKETING DIRECTO E MERCHANDISING
RELATÓRIO
Paços de Brandão
2010
Instituto Superior Paços de Brandão
MARKETING DIRECTO E MERCHANDISING
RELATÓRIO
Maria Teresa Santos Ferreira
Trabalho final do segundo semestre, realizado para a unidade curricular Marketing Directo e Merchandising, do terceiro ano do curso Marketing, Publicidade e Relações Públicas, no âmbito de avaliação contínua.
Docente: Dra. Cristina Miguens
Paços de Brandão
2010
INTRODUÇÃO
Merchandising e Marketing Directo
Hoje em dia, numa actividade comercial, ter um bom produto, um bom preço, investir numa boa distribuição e publicidade, já não é suficiente para atingir o cliente e fazer com ele escolha o “nosso” produto e não o de um concorrente. Como grande parte das compras efectuadas pelos consumidores são decididas dentro do estabelecimento comercial é muito importante o papel do merchandising, para que o investimento feito nas áreas do Marketing Mix, não seja em vão. O Marketing Directo, e é “directo” porque pressupõe uma comunicação individualizada e até mesmo interactiva com os destinatários que pretende atingir, tem uma função determinante como instrumento de difusão e criação da imagem e existência da organização ou instituição que utiliza tal ferramenta. É uma das mais emergentes ferramentas de marketing, consistindo em contactos directos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas) Foram estes os dois temas abordados na unidade curricular a que se destina este relatório, que tem como finalidade mostrar uma compilação dos mesmos salientando o mais importante que se aprendeu com cada um deles.
MERCHANDISING
O primeiro trabalho realizado teve como finalidade a pesquisa e apresentação de definições existentes sobre este conceito, para que nos pudéssemos integrar no tema que se iria desenvolver, como sendo uma ferramenta do