Avaliação de desempenho
Popularização – Com o surgimento do capitalismo e das grandes indústrias. Em 1880 – O exército americano desenvolveu processos de avaliação. Em 1918 – A General Motors, aplicou sistemas formais para avaliar seus executivos. Taylor – Deu origem a “avaliação de mérito”.
1
24/03/2011
Para Chiavenato (1981), a Avaliação de Desempenho é uma sistemática apreciação de desempenho do indivíduo no cargo e seu potencial de desenvolvimento e através da avaliação podem ser observadas e avaliadas competências com: visão estratégica, planejamento, organização, responsabilidade, acompanhamento, liderança, delegação, tomada de decisão, solução de problemas, iniciativa, pro atividade, criatividade e inovação, orientação de resultados, autodesenvolvimento, administração de conflitos, capacidade de negociação, flexibilidade e adaptação a mudanças, competências interpessoais e trabalho em equipe.
A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência; Os empregados passam a atuar de forma mais assertivas e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento;
O RH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.
2
24/03/2011
Há uma grande variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. Os mais utilizados são:
Métodos:
Escalas Gráficas
Descrição:
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Avalia as pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados (ótimo, bom regular, sofrível e fraco). Avalia através de blocos de frases descritas que focalizam determinado aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases – o avaliador deve escolher entre as