Sustentabilidade natura
Muito se ouve falar atualmente essa palavra, mas o que ela realmente significa e será que realmente ela é posta em prática? Decidimos descrever um exemplo de uma empresa que visa em uma de suas metas não apenas o ganho de lucro em seus cofres, mas também o respeito pela natureza.
Mas primeiramente o que é sustentabilidade?
Inicialmente a palavra define-se como a capacidade de suportar condições exibida por algo ou alguém. Atualmente a palavra está mais difundida com o sentido mais ecológico, segundo o qual o uso dos recursos naturais, sendo estes os elementos utilizados pelo homem para uso em geral, não podem ser comprometidos no futuro. Daí vem um pensamento a longo prazo, o de deixar de pensar apenas no agora e começar a pensar nas conseqüências dos nossos atos que possam atingir diretamente o nosso planeta.
A empresa Natura, empresa brasileira atuante no setor de produtos de tratamento para o rosto e corpo é um exemplo de “pensamento sustentável”. Em 2007 a empresa teve um grande destaque em seu projeto intitulado Carbono Neutro, a qual se destina a reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa nas etapas de sua cadeia produtiva. A empresa, segundo ela, se compromete com a redução da emissão desses gases em 33%, entre 2007 e 2011, tendo como referência o emitido no ano de 2006. A empresa já vem a cada ano diminuindo essa quantidade de emissão o que mostra um bom empenho do projeto.
A já importante redução desses gases também é unida com outros importantes empenhos da empresa, como o uso de álcool orgânico em sua formula, o incentivo ao transporte de produtos por via marítima, a alteração das políticas de reembolso de combustível em sua frota para estimular o uso de álcool, a otimização de embalagens e a ampliação do uso de materiais reciclados.
Não apenas em seu meio produtivo a Natura está preocupada com a natureza como também fora dela. A empresa se destaca em importantes projetos distribuídos em diversas regiões do