Enclaves fortificados
Com o objetivo de ter privacidade e segurança, houve uma proliferação dos enclaves fortificados, que são condomínios fechados, onde a segurança dos moradores seria garantida por meio de sistemas de identificação de visitantes, alarmes e câmeras instaladas em áreas comuns, mas estes espaços vem causando exatamente o contrário: a segregação social, pois cria no indivíduo uma falsa sensação de segurança, acham que com os pobres e os criminosos do lado de fora, não há insegurança do lado de dentro.Esse tipo de moradia torna-se cada vez mais comum e sofisticada, um símbolo de status, de ostentação de riqueza e poder.
2) Aponte duas conseqüências nas relações sociais com a disseminação dos enclaves fortificados.
● A valorização da desigualdade
● O incentivo ao preconceito em relação a vários grupos sociais Torna um desafios à consolidação da democracia e do estado de direito no Brasil, mostrando que as classes media e alta não estão preparadas para conviver com a diferenças. A idéia da cidade como local de convivência compartilhada por todos os indivíduos está cada vez mais distante.
2) Cite duas modificações na paisagem urbana que vem ocorrendo com a disseminação dos enclaves fortificados.
Desvalorizam o que é público e aberto na cidade. São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos. São controlados por guardas armados e sistemas de segurança, que impõem as regras de inclusão e exclusão. 1) O que tem causado a disseminação dos chamados enclaves fortificados?
Com o objetivo de ter privacidade e segurança, houve uma proliferação dos enclaves fortificados, que são condomínios fechados, onde a segurança dos moradores seria garantida por meio de sistemas de identificação de visitantes, alarmes e câmeras instaladas em áreas comuns, mas estes espaços vem causando exatamente o contrário: a segregação social, pois