Enclaves Fortificados
Renan Lucas P. Santos
NºUSP : 8517630
EACH – USP
Lazer e Turismo Noturno
Professor : Reinaldo Pacheco
Data : 27/08/2013
O texto trata inicialmente sobre o conceito de enclaves fortificados que são espaços fechados ,privatizados e monitorados que são utilizados para moradia,consumo ,trabalho,etc. e sobre o porque da sua cada vez maior utilização nas grandes cidades,principalmente em São Paulo .
Segundo a autora Teresa Caldeira, o principal motivo para aderência desse tipo de construção nas grandes cidades é o descarado medo da violência por parte das classes mais altas da sociedade .Porém ,esse isolamento causado por esses enclaves trazem inúmeras consequências para a sociedade ,as quais são tratadas na continuidade do texto .
Para exemplificar as diferenças causadas pela construção desses enclaves fortificados,a autora conta uma história sobre como era a cidade de São Paulo antigamente ,em que ricos e pobres viviam lado a lado ,mesmo em organizações espaciais diferentes até o início das transformações urbanas ,na década de 40 ,na qual a separação entre essas duas classes começou a acontecer : classe média e alta no centro e pobres na periferia .
A autora justifica essas transformações urbanas citando quatro processos de mudanças que ocorreram na cidade ,são eles : a crise da década de 80(aumentando o número de habitantes em favelas e cortiços ) ; o fato de São Paulo deixar de ser um polo industrial,se tornando apenas um polo financeiro e comercial; o aumento da especulação imobiliária nas periferias ;e por fim , o aumento da violência em São Paulo,já citado anteriormente.
Esse quarto fator fez com que a configuração urbana da cidade de São Paulo mudasse quase que drasticamente ,sendo constituída de uma infinidade de muros e adaptações que chegavam a ser,segundo a autora,até esdrúxulas; tudo isso para o aumento da segurança da população mais rica .