Marketing
Para uma possível definição de Marketing:
O marketing é uma disciplina com carácter científico muito recente, data dos meados do século passado (1990).
Pode ser entendido como um conjunto de meios de que uma empresa dispõe para vender os seus produtos aos seus clientes com rentabilidade.
Muitas vezes se confunde marketing com gestão ou com estudo de mercado, contudo é preciso não esquecer que todas as empresas utilizam técnicas de gestão para organizarem o seu funcionamento, sendo que o marketing é uma forma de optimizar essa gestão e, o estudo de mercado por sua vez, é uma das muitas técnicas ao serviço do marketing.
Tradicionalmente existia uma visão da empresa que assumia que a principal função desta era a de produzir, sendo que do ponto de vista dos agentes que operavam no mercado, a prioridade centrava-se nos fornecedores de matéria prima, sem a qual não se podia proceder a respectiva produção. Os clientes apareciam numa segunda linha de prioridade para as empresas e a concorrência com era quase inexistente não tinha muita importância para estes empresários.
Actualmente, o quadro inverteu-se, a função essencial das empresas modernas é vender, pois a questão da produção esta a partida resolvida, logo, que os clientes são os agentes de mercado prioritários. Os concorrentes porque são numerosos, aparecem de segunda e os fornecedores são agentes com uma importância relativa.
Decisões e atitudes do marketing
Produzir o que o cliente quer.
Estabelecer o preço que o cliente quer…
Comunicar o produto como o cliente quer…
Distribuir o produto onde o cliente quer…
Isto é: Decidir sempre em função do cliente, procurando definir o seu perfil da forma mais detalhada possível e paralelamente, ter em conta a concorrência e tentar antecipar as suas acções.
Do marketing de massa ao marketing individualizado
Marketing de massas:
Finais do séc. xix ;
Emergência dos mercados de grande consumo;
Desenvolvimento de estudos