Portfólio de psicologia
Curso Normal
3º ano / Turma: 3001
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Lilian G. Azevedo
Aluna: Ana Carolina Soares Rodrigues
Data: Dezembro / 2011
Portifólio de Psicologia
Jean Piaget As crianças estão continuamente ativas, por natureza, assim podem aprender a qualquer hora, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para Piaget a criança aprende pela experimentação, examinando objetos e assim, somando conhecimentos. Jean Piaget dividiu em períodos o desenvolvimento cognitivo, pois como as crianças ao longo do tempo vão crescendo, aparecem novas qualidades e questionamentos do pensamento. E também o conhecimento precisa fazer sentido para a criança, é necessário que haja significação pra ela. Conforme o crescimento, ela vai amadurecendo e tornando-se capaz de absorver alguma aprendizagem. Piaget dividiu o desenvolvimento mental (como já foi citado no parágrafo anterior) em cinco estágios. • Sensório motor: 0 a 2 anos; • Pensamento simbólico: 2 a 4 anos; • Pensamento Intuitivo: 4 a 7 anos; • Operações concretas: 7 a 11 anos; • Operações formais: 11 a 15 anos.
É importante ressaltar que apesar dos estágios acontecerem em ordem, cada criança é diferente da outra, com isso podem passar de um estágio para o outro em idades diferentes, mas isso depende da maturidade e estímulos que a criança tem e recebe, experiência que lhe é proporcionada, e de como ela relaciona os três itens.
Um pouco sobre os estágios...
Sensório motor (0 a 2 anos): O nome já diz, esse estágio acontece quando a criança sente os objetos e começa a movimentar-se a fim de seus interesses.
Ex: A criança vê um objeto, o pega, e leva-o até a boca.
Operações formais: (11 a 15 anos): É quando a criança ou adolescente já é capaz de trabalhar e