Preservação do meio ambiente
De que forma eu posso ajudar na preservação do meio ambiente?
Ouvirmos falar a muitos anos na degradação ambiental, do excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento o homem do mundo consumidor. Mas a preocupação com a preservação com o meio ambiente cresceu muito depois que as pessoas tomaram consciência da importância disso e do que a não preservação pode nos causar futuramente, e desse modo, continuar recebendo tudo o que o meio oferece de melhor.
Há de se falar, exercendo o papel de principal norteador do meio ambiente o Art. 225 da Constituição Federal, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigação do Estado e da Sociedade na garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, já que deste modo, trata- se de um bem de uso comum do povo que deve ser preservado e mantido para as presentes e futuras gerações. O referido artigo expõe o principio do desenvolvimento sustentável, onde: ‘’ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. ’’
Logo, a sustentabilidade o segue, e é usada para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades mais atuais dos seres humanos, sem que para isso haja o comprometimento do futuro das próximas gerações. Em outras palavras, está intimamente relacionada ao desenvolvimento material e econômico, sem que para isso haja a agressão do meio ambiente, utilizando-se de recursos naturais de forma inteligente, com intuito de se manterem no futuro.
Essa ação da sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários, possibilitando a manutenção desses e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Pode-se considerar