Portfólio de psicologia
PORTFÓLIO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
ANA SILVIA CHERRI
IACANGA, maio 2012
• Behaviorismo
A publicação do artigo “A psicologia como um behaviorista a vê”, do autor John Watson, em 1913, deu origem à teoria Behaviorista. Watson criticava, dentre outras coisas, o uso da introspecção como método investigativo da Psicologia. Foi um movimento de grande impacto no campo da Psicologia moderna, designado também como comportamentalismo, influenciando nos setores do estudo do comportamento humano, nas teorias da aprendizagem e personalidade até às formas de psicoterapias. De acordo com autor, este método não era confiável porque estava muito sujeito aos caprichos do observador. Dois observadores diferentes podiam chegar a duas conclusões diferentes, mesmo observando a mesma coisa.
O behaviorismo descarta os fenômenos mentais, sensações, imagens, idéias, além disso, tem ênfase no ambiente. Este movimento teve um grande impacto, não só no comportamento, mas também nas várias teorias que se debruçam sobre a aprendizagem, personalidade e diversas formas de psicoterapia.
Skinner criou, na década de 40, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se à concepção de Watson, que só não estendia seus estudos aos fenômenos mentais pelas limitações da metodologia, não por eles serem irreais. Na verdade, ele acredita que o indivíduo é um ser único, homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente.
• Gestalt
A Psicologia procurava ainda, no final do século XIX, um alicerce no paradigma Cartesiano. Os cientistas tentavam estabelecer relações de causa e efeito entre estímulos e respostas, o objetivo a ser alcançado pela ciência era a mensurabilidade.
Neste mesmo período, Max