Portfolio de filosofia
INTRODUÇÃO:
A partir da reflexão sobre o vídeo: Crianças Invisíveis, esse trabalho visa mostrar uma analise sobre “Os Invisíveis” vistos em nosso Município, elencando assim uma realidade vivenciada. Pois a luta pela sobrevivência tem afastado as crianças da escola e do convívio familiar, obrigando-a a conviver com a violência urbana. Pois cada vez mais, o trabalho infantil tem sido tema presente nas discussões e nos debates na sociedade brasileira.
DESENVOLVIMENTO:
Hoje, sabe-se que a questão do trabalho infantil está vinculada, embora não esteja restrita, à pobreza e as desigualdades sociais existentes no Brasil. Muitas famílias incentivam seus filhos a trabalhar desde cedo. Elas não veem os esforços das crianças como um trabalho, mas sim como uma ajuda na renda familiar. Para alguns pais, as crianças de baixa renda que trabalham estão salvas de vícios e da marginalidade.
Historicamente, o trabalho infantil esteve no cotidiano de crianças, sobretudo das camadas mais carentes O trabalho infantil é um problema social que vem desde a época do Brasil colônia onde os índios, independentes da idade, eram obrigados a trabalhar. Hoje sem duvida no Brasil existe uma má distribuição de renda causando assim uma exclusão social.
Assim como em toda parte em nossa região não e diferente, encontramos crianças sendo explorada nos mais diversos tipos de trabalho como e mostrado nas imagens abaixo:
.
Crianças trabalhando em pedreira
Crianças trabalhando na Lavoura Este fato parece-me ser incontestável, visto que está diariamente nas ruas aos olhos de quem quer enxergar apesar de termos leis que, teoricamente são maravilhosas. Entretanto este problema não esta em leis ou estatutos, e sim na ausência de uma pratica, essas são as invisíveis, porque os adultos não são capazes de perceber seus sentimentos e suas necessidades, vendo apenas como instrumento para conseguir algo, aquilo que eles (adulto) desejam. Nesse sentido usam-nas e as