Portfólio História e filosofia
Percebe-se que problemas econômicos, de saúde, familiar ou profissional estão na lista de fatores que incidem diretamente nas condutas negativas dos indivíduos. As decepções geradas pela incapacidade de resolver as contradições conduzem o individuo ao sentimento de impotência diante das adversidades que lhe são impostas.
E assim nota-se que tudo acontece no âmbito familiar a criança tende a transmitir para os colegas ou até mesmo para o professor por não saber como resolver aquela situação. Como colegas de profissão sempre comentamos uns com os outros os problemas que enfrentamos em sala de aula, e tem um caso que muito me chamou atenção: é o caso de uma aluna que tem um irmão deficiente, um dos motivos que já abala o psicológico da criança, mas além disso, os pais brigam frequentemente e violentamente, no qual já houve caso da mãe queimar o pai com água quente sendo necessário intervenções policial.
Essa aluna bate em todos, rasga caderno, perturba todos os colegas, fala bastante palavrões e não respeita ninguém, etc, dificultando o trabalho da professora que se sente também impotente mediante essa situação. Essa criança transmite em sala de aula toda essa agressividade vivenciada em casa, e a meu ver ela traz uma bagagem muito negativa. É uma violência que não é física diretamente com a criança, mas ela presencia e por não ter como resolver aquela situação que com certeza, ela gostaria que fosse pacífica, acaba por tornar-se também agressiva, talvez até um sentimento de culpa por não poder fazer nada para resolver o problema.
Partimos do princípio de que nenhuma criança nasce agressiva, ela torna-se de acordo com o meio, pois limite e disciplina transitam no caminho do afeto e da liberdade, e isso se reflete nos locais onde ela se insere., nesse caso relatado, a escola. O comportamento de qualquer cidadão deve estar baseado pelo menos em cinco princípios: Gratidão, Disciplina, Religiosidade, Cidadania e Ética. Estes