Portf Lio Do Ciclo 3
1) Quais eram as características e condições do novo colonialismo e/ou imperialismo que a Europa impôs para o mundo nos séculos 19 e 20? Quais as principais diferenças em relação ao colonialismo do século 15 e 16?
A superioridade da Europa ainda era muito grande nos final do século XIX e início do século XX, pois a economia mundial ainda era dominada por ela. Dentre as grandes potências com máximo poder econômico podemos citar a Grã-Bretanha, a França e a Alemanha, que, devido à sua industrialização e à posse de importantes domínios coloniais, obtinham uma superioridade sem limites, sendo que quase a metade da produção industrial do mundo vinha da Europa. O dinheiro era investido na construção de infra-estrutura, tais como vias férreas, pontes, canais, e ainda, na criação de empreendimentos agrícolas e de extração de ouro e metais preciosos, tanto na Europa como nos demais continentes, e em sua maioria era assim que acontecia.
O comércio era feito através de trocas por navios mercantes europeus, o que confirmava o grande desenvolvimento das atividades comerciais na Europa, que ainda importava matérias-primas (algodão, borracha, metais, etc.) e exportava produtos industriais (especialmente máquinas e tecidos) para quase todas as partes do mundo. Desta forma, quem mais foi beneficiada foi à burguesia, ocasionando assim uma imensa desigualdade social. A desigualdade social, combinada com a explosão demográfica que diferenciou a Europa neste período, levou a população mais carente a emigrar para outros continentes em busca de melhores condições de vida. Na verdade o que aconteceu no início do século XX foi um dos maiores casos de emigração da história. Assim, devido ao grande emprego de mão de obra européia emigrada para este país, aconteceu um dos maiores processos de produção da história.
A diferença era que em contrapartida dos séculos XIX e XX, a Europa viveu um momento de crise (século XV e XVI), todo o ouro foi levado para o Oriente