Artigo16
Distribuída para Processamento Morfológico de Imagens
1
Marcus Lucas da Silva , Monica Marcuzzo
1
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia – Curso de Ciência da Computação
Faixa de Camobi, km 9 – CEP 97.105-900 – Santa Maria (RS)
1
{marc,monica}@inf.ufsm.br
Resumo. Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta livre e de códigofonte aberto para o processamento morfológico de imagens. Sua diferença em relação às outras ferramentas para morfologia matemática está no fato de ela ser voltada à aprendizagem, devido ao seu caráter didático. Além disso, ela também é distribuída, o que faz com que a aplicação possa ser utilizada por vários computadores ao mesmo tempo. Essa ferramenta baseia-se no princípio de que é preciso primeiro aprender a teoria, para depois aplicar na prática os conceitos estudados. Assim, ela procura conjugar num mesmo programa a teoria e a prática para que o aprendizado seja efetivo e mais atrativo.
Palavras-Chave. Processamento de imagens, análise de imagens, morfologia matemática, engenharia de software e software livre.
1. Introdução
A morfologia matemática constitui um importante ramo do processamento não-linear de imagens, fundamentando-se na teoria dos conjuntos e sendo definida sob uma estrutura abstrata conhecida como reticulado completo [Matheron, 1988]. As operações morfológicas têm sido aplicadas em uma série de problemas de diversas áreas do conhecimento. Conforme [Facon, 1996], em termos de imagens, a morfologia matemática permite processar imagens com objetivos de realce, de segmentação, de detecção de bordas, de esqueletização, de afinamento, de análise de formas, de compressão, entre outros. Por tratar de qualquer tipo de matéria, a morfologia matemática pode ser aplicada em inumeráveis áreas, como, por exemplo, na análise de imagens provenientes da biologia, da metalografia, da medicina, da visão robótica, do controle de qualidade,
do