Tica Profissional
Informática
Aluno: Lucas B. César
Turma: Técnico em Multimídia (Noite)
A relação entre a ética profissional e a informática no brasil
Relacionar Ética Profissional à Informática não é tão simples quanto em outras profissões. Várias questões ainda precisam ser resolvidas, também existem fatores históricos, sociais e culturais que contribuem para essa dificuldade.
Primeiramente vamos ao conceito de ética profissional, que segundo o Professor da USP, Antônio Lopes, “Ética Profissional é um conjunto de normas e conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.”
Se refletirmos sobre este conceito poderemos chegar a algumas perguntas. Será que na prática é realmente assim? Será que o Informático no Brasil tem seus valores respeitados? A resposta para ambas perguntas é a mesma. São elas, a criação de um Código de Ética e a Regulamentação da Profissão.
Resolvendo estes fatores, como consequência os informáticos iriam ser reconhecidos de forma positiva no cenário nacional, pois, a situação é nada agradável, por algum motivo, algumas pessoas não valorizam este profissional.
Isto ocorre porque vários “aproveitadores” que se dizem profissionais, pelo fato de terem conhecimento sobre a Informática em si, mas sem nenhum diploma para comprovar, ou então aqueles que fazem cursinhos profissionalizantes básicos em que só aprendem algumas técnicas e nada de teoria, pois, pela má preparação deles, que por sua vez, é muito superficial, não aprendem nada de Ética Profissional, na qual estão enquadradas algumas regrinhas básicas, mesmo que a profissão não tenha um código próprio, valem para todas as profissões. Entre os erros cometidos por estes profissionais, estão principalmente a pirataria, o plágio, o compartilhamento de dados e arquivos ilegalmente, roubo de informações confidenciais, estelionato, entre outros.
Por outro lado, alguns clientes, por serem leigos e não saber a verdadeira importância da profissão, se recusam a