Tica Profissional
Centro de Educação á Distância Curso Superior de Serviço Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Fundamentos Ética Profissional
Tutora Presencial: Bernardete Ericeira Nome dos Acadêmicos e RA:
Gilmaria Cristina Maranhão: 7983718213
Joselena Maria Sousa Almada: 7929703821
Katiana de Jesus Reis Mouzinho: 7932692356
Yara Freire Câmara: 7983723080
São Luís/Ma
2014
INTRODUÇÃO
Estudar a ontologia do ser social na perspectiva marxiana e marxista é identificar o homem e a mulher, enquanto um ser real, material, dinâmico e social, ou seja, que se insere ou é inserido em determinados contextos social e historicamente constituídos pelos seres de igual natureza.
O ser social é entendido, como um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida, em contraposição a proposta idealista. Este, por sua vez, vive e se objetiva na vida cotidiana e, na atualidade, numa sociedade dividida pela relação de classe, pelas relações sociais capitalistas e pela exploração “do homem pelo próprio homem”, estando diretamente, intrínseco e extrinsecamente, vinculado a dicotomia capital versus trabalho. O ser social se diferencia dos animais pela sua capacidade de transformar a própria natureza, de tal modo que ao transformá-la, transforma a si mesmo. O primeiro ato humano e social, segundo os apontamentos marxistas, é a criação das condições materiais para a sua sobrevivência. Deste modo, para que possa fazer sua própria história, deve, primeiramente, estar em condições para isso (MARX, ENGELS, 2007).
DESENVOLVIMENTO
O processo de auto construção do ser social
Segundo Barroco (2008), em seu processo de autoconstrução, o ser social transforma a natureza e, ao mesmo tempo, transforma a si mesmo, através de mediações duradoras, projeta finalidades à sua(s) ação(ões) e as objetiva na vida social.
A categoria fundante desse processo de transformação é o trabalho, definido por
Lukács como “[...] o ponto de partida da