Trabalho Maria 2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos com as disciplinas estudadas no semestre, e para a aplicação desses conhecimentos escolhi o tema “usinas hidroelétricas”.
No Brasil cerca de 71% da energia elétrica é originária de usinas hidroelétricas, que usam os rios para produzir sua energia, mas para que estas usinas sejam construídas, necessitam de passar por várias análises e procedimentos que permitam a sua liberação e seu funcionamento. Antes da construção de uma usina é indispensável um estudo do rio que se pretende utilizar. Por esse e por outros motivos, que você verá no decorrer do trabalho, que uma usina hidrelétrica só pode ser construída depois de conseguir todas as licenças enviadas pelos órgãos ambientais, caso ela não consiga essas licenças, a usina não poderá ser construída e muito menos funcionar. No Brasil o Plano Nacional do Meio Ambiente determina que a construção de uma usina hidroelétrica com potência superior a 10 MW passe por um processo de licenciamento que envolve o processo de Licenciamento Ambiental e a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental.
As hidroelétricas causam impactos negativos ao ambiente e por isso necessita dessa avaliação de impactos ambientais e do licenciamento ambiental. É a partir dessa informação que conheceremos como é este processo de licenciamento bem como qual a sua importância e suas aplicações na construção de uma usina Hidroelétrica.
2 DESENVOLVIMENTO
Em uma usina hidroelétrica os primeiros impactos ambientais ocorrem durante a sua construção. Sabemos que para a usina funcionar é preciso a construção de um reservatório onde uma determinada área será inundada afetando consideravelmente a flora e a fauna local.
Assim se logo no início os impactos ambientais forem devidamente ressaltados, apresentando um