Motivação
Professor: Maria Beatriz Bergamo Albernaz
Atividade: Motivação
Data de Postagem: 07/05/2010.
Considerando que Maslow cita o comportamento motivacional, explicado pelas necessidades humanas, podemos entender que a motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre as pessoas, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, podendo ser externo ou interno.
Algumas observações importantes feitas por Maslow, que devem ser analisadas e que irão endossar o que apresentaremos a seguir, com base na pirâmide criada por ele:
Necessidades Fisiológicas - constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.
Necessidades de Segurança - constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.
Necessidades Sociais - incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
Necessidade de Estima - envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
Necessidades de Auto Realização - são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.
Sabendo-se também que poucas pessoas procurarão o reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas, apresentamos o seguinte plano de ação para ser utilizado na maioria das empresas.
1 - Necessidades Fisiológicas => Em primeiro lugar toda empresa deve dar ao empregado condições de alimentação, moradia, lazer e descanso. Um bom exemplo disso seria fazer um convênio, no qual o funcionário teria direito a massagem relaxante ou algo voltado para o bem estar físico/mental.
2 – Necessidades de Segurança => Toda