porter 5 forças
Este artigo visa abranger detalhadamente as “5 Forças de Porter” na empresa Horti Fruti Imirim que foi inaugurada em fevereiro de 2013 na Avenida Imirim nº 1.790 em São Paulo e, mesmo estando funcionando a poucos meses, o resultado já tem sido satisfatório aos olhos dos proprietários..
1. Rivalidade entre concorrentes existentes:
O Horti Fruti Imirim é uma empresa que presta serviços dentro do bairro onde se situa. A mesma já possui concorrentes como supermercados de grandes bandeiras, lojas de conveniência, vendedores autônomos, padarias e mercados. Por estar localizada em uma região privilegiada, avenida de fácil acesso onde tem muitas escolas e comércio, o volume de vendas é grande semanalmente.
O problema com a concorrência é a intensa disputa de preços de mercadorias atrativas, para que estas possam competir com o mercado das grandes redes. As organizações com nome conhecido no mercado como Extra e Carrefour investem em estratégia de mídia e propaganda local. Pelo grande porte deste determinado concorrente o Horti Fruti Imirim não possui, no momento forças (investimento) para vencer estas táticas.
2. Ameaça de novos entrantes:
Atualmente um negócio neste ramo não exige muita experiência e capital de giro dos empreendedores. Além disso, não há barreiras legislativas que possam vir a dificultar a abertura de um novo negócio. Portanto o Horti Fruti Imirim é ameaçado pela chegada de novos entrantes/concorrentes. Esta ameaça é ainda mais agravada pois os produtos comercializados são facilmente encontrados em outros varejos concorrentes no bairro.
3. Ameaças de produtos substitutos:
O Horti Fruti Imirim pode ser ameaçado pela presença de outros mercados que forneçam algum serviço diferenciado, como por exemplo: tele entregas locais, compras on-line, restaurantes, etc.
4. Poder de barganha dos fornecedores:
Devido ao pequeno porte da empresa, os fornecedores não possui um alto poder de barganha junto à empresa. Além disso,