PORT
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTUDO DE CASO 4
2.2 RELATÓRIO DE CONSULTORIA COM ORIENTAÇÕES PARA A EMPRESA PAC-PEC Indústria de Embalagens Ltda 8
2.2.1 Regime de Tributação 8
2.2.2 Receitas Não Operacionais 9
2.2.3 O Planejamento Tributário e a Tomada de Decisões 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma ciência concebida para coletar, registrar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de uma entidade.
Como ciência, vem se desenvolvendo para aprimorar informações, entre as quais, o desempenho e o planejamento de determinada entidade. Não basta apenas medir o resultado financeiro-econômico, pois acionistas, investidores, financiadores e público em geral desejam informações mais específicas sobre o desempenho e a utilização de seus recursos.
É dentro deste contexto que surge o planejamento tributário, que se trata de uma forma lícita de reduzir a carga fiscal, o que exige alta dose de conhecimento técnico e bom-senso dos responsáveis pelas decisões estratégicas no ambiente corporativo.
No presente trabalho, realizar-se-á um planejamento tributário a partir de uma consultoria realizada a empresa PAC-PEC Indústria de Embalagens Ltda., que atua no ramo de Indústria e Comércio de Embalagens.
Para isso em um primeiro momento, far-se-á a análise da melhor forma de enquadramento tributário para a empresa, através de cálculos contábeis.
Posteriormente, serão abordados em um relatório assuntos como contabilização de receitas, reflexos gerados pelo melhor enquadramento tributário da empresa, além de assuntos voltados ao tema de controladoria, como a avaliação estratégica. Tudo isso com o intuito de dirimir eventuais dúvidas dos dirigentes.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTUDO DE CASO
Para a realização dos cálculos contábeis referentes ao planejamento tributário que se almeja realizar, faz-se necessário em um