METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA NA ADMINISTRAÇÃO
Professora: Silvana Valéria Assunção
Tutora Presencial: Albanita Martins
Tutora a Distância: Teresa Cristina Alencar
Polo: Mauriti Turma: B
Equipe: José Amaury Dantas Saraiva
Josefa Joseane da Silva Rodrigues
Magda Marli Sampaio dos Santos
Maria Doroteia Silqueira Neta Rivanilda Maria Silva de Sousa
Mauriti – CE 20-03- 2015
Este trabalho tem como objetivo fazer um recorte sobre o Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior, utilizando como base teóricos que versam sobre a implantação do AEE, desde os anos de 1950 à atualidade.
O texto também tem como objetivo nos mostrar o ingresso das pessoas deficientes nas Universidades. O PROESP - Programa de Apoio a Educação Especial que teve inicio no ano de 2003 e através da parceria CEESP e Capes, tiveram como objetivo apoiar e incentivar, pesquisas e cursos relacionados à formação de professores do ensino infantil ate na modalidade de educação profissional. Muitas pessoas têm preconceitos com relação aos deficientes, como se eles não tivessem o direito de se encaixar dentro da sociedade, mas a prova que eles podem ser como qualquer um de nós e ate melhores é o ingresso dos mesmos de uma Universidade. A partir do exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com observância às configurações que ele assumiu no contexto institucional.
Para auxiliar os deficientes dentro dos campos que eles escolheram dentro do campo nas universidades, algumas condições adequadas foram asseguradas, com metodologias e recursos pedagógicos específicos, tais como: interpretes para usuários de língua brasileira de sinais (LIBRAS); ledor e materiais com caracteres ampliados; exercícios com material gráfico; computadores com programas Dosvox; professores para cada uma dessas áreas específicas; equipamentos adaptados, e orientações a todos os membros da