TRABALHO TMS KMM 1 2
Graduação em Administração
Alunos: Erick Cardoso
Joice Nalepa
Larissa Carloto
Liege Gorski
Thainara Fillus
Trabalho realizado com base no Artigo “Utilizando o TMS para uma gestão eficaz de transporte”.
Considerando o cenário econômico atual e o constante aumento da competitividade entre as organizações, faz-se necessário saber utilizar as ferramentas certas para se destacar com relação a seus concorrentes. Auxiliar no atendimento às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixo custo é um dos objetivos da logística. Hoje, o setor de transportes representa em média 70% dos custos logísticos. Para reduzir este percentual, as empresas vêm buscando otimizar sua gestão de transportes com o auxílio de softwares como o TMS, que possibilita o controle preciso e integrado das informações.
O TMS (Transportation Management System) é um sistema de gestão de frota que atua nos níveis operacional, tático e estratégico por meio de planejamento, monitoramento e controle das atividades logísticas. Está presente desde as rotinas do dia-a-dia, como roteirização, consolidação de cargas, emissão de documentos, até os níveis avançados de planejamento da cadeia de distribuição, como a escolha do modal.
Segundo Marques, podemos classificar as funcionalidades do TMS em três grupos: Monitoramento e controle; Planejamento e execução e Apoio à negociação e auditoria de frete.
No primeiro grupo, Monitoramento e Controle, é possível monitorar em tempo real informações referentes ao tempo de entrega, carga e descarga, quantidade de cargas expedidas, modal utilizado, identificar oportunidades de utilização de veículos que já estão próximos do local de carregamento, acompanhar o custo de cada entrega x orçamento, identificar possíveis custos extras, além de apresentar a funcionalidade Tracking que disponibiliza as informações de localização dos produtos para o cliente.
No segundo, Planejamento e Execução, trabalha-se com a roteirização. Nesse processo são