Porfirina
As porfirinas são uma classe de moléculas orgânicas com uma estrutura geral de macrociclo tetrapirrólico (formado por quatro anéis pirrólicos), ligados por ligações metínicas (-CH-), que possui no seu centro um espaço apropriado para acomodar um íon metálico. Este liga-se a quatro átomos de azoto(nitrogênio) presentes no centro. Os representantes mais comuns desta classe de compostos são o grupo hemo, que contém ferro, a clorofila, que contémmagnésio, e os pigmentos biliares. 2. O que são porfirinogênios?
Os porfirinogênios não apresentam dupla ligação nas pontes dos ligantes, assim não conferem ressonância ao núcleo e, por esse motivo, são compostos incolores. Sendo metênicas nas porfirinas e metilênicas nos porfirinogênios. 3. O que são porfirias? Dê exemplos.
Porfirias são um grupo de distúrbios herdados ou adquiridos que envolvem certas enzimas participantes do processo desíntese do heme. Estes distúrbios se manifestam através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas. Existem diferentes tipos de porfirias, atualmente sendo classificadas de acordo com suas deficiências enzimáticas específicas no processo de síntese do heme. As porfirias hepáticas com manifestações agudas afetam primariamente o sistema nervoso central resultando em dor abdominal, vômitos, convulsões, alucinações e depressão. 4. Como as moléculas de porfirinas podem ser diferenciadas umas das outras?
Pelo tipo de grupos ligados a determinadas posições do anel principal. 5. Descreva como ocorre a formação da bilirrubina e explique como este pigmento pode acumular-se no organismo.
Os pigmentos biliares são os produtos da degradação do hemo libertado de eritrócitos em fim de vida. O grupo hemo é oxidado ao pigmento verdebiliverdina pela enzima hemo oxigenase, perdendo o seu ião de ferro e abrindo a estrutura cíclica. O pigmento amarelo bilirrubina é o produto da redução da biliverdina pela enzima biliverdina