Função de Linguagem
Tem o objetivo de transmitir a mensagem da melhor maneira possível, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele. A linguagem neste caso é essencialmente objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa do singular, o que torna o texto ainda mais impessoal. É chamada de referencia devido à objetividade das informações, à clareza das ideias.
Os textos que normalmente fazem uso dessa função são os textos jornalísticos e os científicos.
Exemplo:
“SÃO PAULO - Funcionários da prefeitura de Batatais, no interior de São Paulo, são suspeitos de desviar alimentos da merenda escolar para fazer churrascos particulares. As investigações indicam que os servidores levavam as carnes “nobres” e deixavam para os alunos o que sobrava. O caso é alvo de investigação da polícia, do Ministério Público e, agora, da Câmara Municipal.
O Globo, São Paulo, 29 de julho de 2014”.
Função metalinguística
A linguagem tem função metalinguística quando o uso do código tem por finalidade explicar o próprio código.
Esta função está presente principalmente em dicionários.
Exemplo:
“Catar Feijão
Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco: o de que entre os grãos pesados entre um grão qualquer, pedra ou indigesto, um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras: a pedra dá à frase seu grão mais vivo: obstrui a leitura fluviante, flutual, açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto”
Função poética
Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de