Porcesso gerencias
Os gestores precisam estar atentos às mudanças internas e externas do ambiente organizacional, buscando uma maior flexibilidade, velocidade, inovação e integração para atuarem um cenário em constante mudança. Neste processo podem ser utilizados diferentes mecanismos de controle, formais ou não-formais, dando preferência àqueles condizentes com a cultura, estratégia e estrutura da organização (ANTHONY; GOVINDARAJAN, 2002)
Os desenhos organizacionais que funcionaram bem no passado estão sofrendo mudanças. As empresas buscam opções e as respostas devem ser ágeis para atender a demanda dos clientes que estão cada vez mais exigentes. Esta nova realidade exige que as estratégias sejam planejadas de acordo com esse propósito, pois o ajuste entre a estrutura organizacional e o ambiente é essencial para que a empresa alcance suas metas. Para Donaldson (1999), a adoção de certos tipos de estrutura pode conduzir à melhores resultados quando a estratégia é compatível com ela, pois existem certas combinações de estrutura e de estratégia que podem resultar em um melhor desempenho organizacional.
Para adequar seu funcionamento às mudanças ambientais, as organizações definem seu planejamento de maneira a aproveitar as oportunidades que surgem de acordo com suas estratégias, e se estruturam e coordenam suas atividades de distintas formas, conforme sua estrutura organizacional, inclusive para se proteger das ameaças. Formação e treinamento de administradores é tema de fundamental importância. A criação de riquezas e o bem-estar das pessoas dependem de administradores capacitados, seja na empresa pública, na empresa privada ou em organizações/ associações sem fins lucrativos. Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho. A literatura apresenta poucas obras teóricas e pesquisas empíricas sobre o assunto. Para Mintzberg “os estudos administrativos, tão devotados ao