Análise de balanço
ÍNDICES DE LIQUIDEZ 4
ÍNDICES DE ATIVIDADE 5
ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO 6
ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE 7
CONTA DOS ÍDICES (Balanço e dre dados em sala) 8 análise DOS ÍDICES (Balanço e dre dados em sala) 9
REFERÊNCIAs BIBLIOGRÁFICAs 10
1) Introdução
O presente trabalho visa abordar a análise de índices que representam a saúde da companhia. Cada categoria de índices sinaliza uma diferente condição da companhia, a sua análise permite uma visão ampla e holística do atual desempenho da companhia, e caso se tenha um bom histórico dos mesmo permite uma comparação entre os mesmo.
Segundo Assaf Neto (2002, p. 48)
A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.
Para a realização do cálculo destes índices se relaciona diversos itens do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultados.
Para FRANCO (1992, p.94):
Além da análise e interpretação do Balanço Patrimonial – representar a situação estática do patrimônio - e da Demonstração do Resultado do Exercício – representar a situação dinâmica - a chamada ANÁLISE DE BALANÇOS pode também determinar, através do exame de balanços projetados, a potencialidade e as perspectivas para a empresa no futuro.
A análise cruzada e histórica dos índices permite prever tendências de comportamento da empresa, e a entender qual a posição da companhia perante suas principais concorrentes.
A análise se bem feita, passará a ser parte da decisão estratégica da companhia para o próximo período, se tornando um fator decisório entre fracasso e sucesso da empresa.
Segundo Matarazzo (2003, p. 19), o processo de tomada de decisão segue as seguintes etapas:
1ª) A escolha de indicadores que melhor apresente as