Cmmi - capability model maturity integration
Indrodução ao CMMI Níveis do CMMI Definições dos Níveis do CMMI Estrutura do CMMI Áreas de Processo da Estrutura do CMMI
Nível 2 de Maturidade Estrutura de Processo do Nível 2 Área de Processo do Nível 2 Definições das Área de Processo do Nível 2 Aplicando CMMI Nível 2
O que é o CMMI?
O CMMI é um modelo de maturidade para desenvolvimento de software, reconhecido internacionalemente gerido pela SEI – Software Engineer Institute nos EUA um dos maiores influenciadores dem gestão de processos de software do mundo.
O modelo CMMI é uma compilação de boas prátias. Não define como um processo deve ser implementado ”COMO FAZER”, mas sugere a estrutura “O QUÊ”.
Como pode ser classificado?
Cada nível de maturidade possui uma característica distinta, sendo eles:
Nível 0 (Imcompleto)
Nível 1 (Estruturado)
Nível 2 (Gerenciado)
Nível 3 (Definido)
Nível 4 (Gestão Quantitativa)
Nível 5 (Otimização)
Definições de Níveis CMMI:
Nivel 0 (Incompleto)
Corresponde a ausência de qualquer modelo de processo de desenvolvimento tornando difícil prospectar desenvolvimento futuros.
Nível 1 (Estruturado)
Possuem um processo mínimo de desenvolvimento, capaz de orientar as macro-tarefas no nível operacional.
Nível 2 (Gerenciado)
Tem capacidade de gerenciar um ciclo de desenvolvimento, ou seja, um projeto.
Nível 3 (Definido)
São orientadas a processos,Aleém dos fluxos de atividades, gerenciam aspectos organizacionais, técnicos e de integração de equipes e fornecedores em função da definição do processo.
Nível 4 (Gestão Quantitativa)
Gere o Processo com Métricas quantitativas através do tempo, conseguem avaliar o processo de desempenho dos vários ciclos de desenvolvimento e comparar seus indicadores, obtendo previsibilidade.
Nível 5 (Otimização)
Contrloa e avalia o porcesso quantitativamente podendo intervir em sua especificação para otimizálo de forma