Revolução francesa
1º O que foi o governo do Diretório e qual o papel de Napoleão Bonaparte nesse contexto político? Depois que Robespierre foi tirado do poder, a nova orientação política elaborou outra constituição para a França que estabelecia a continuidade do regime republicano, que seria controlado pelo Diretório, composto de cinco elementos eleitos pelo Legislativo. Napoleão adquiriu prestígio por seu desempenho na repressão de rebeliões contra o governo e com o apoio de burguesia e do exército, deflagrou o golpe. 2º Em quais aspectos de seu governo Napoleão seguiu os princípios da Revolução Francesa?
Os princípios da Revolução Francesa eram liberdade, igualdade e fraternidade; porém no governo de Napoleão não notamos em nenhum aspecto esses princípios, uma vez que todos eles eram sufocados por meio de severa censura à imprensa e da ação violenta dos órgãos policiais. 3º Quais foram as principais características de Império Napoleônico?
O Império napoleônico foi caracterizado como um império monárquico. Napoleão I, o imperador, nomeou vários nobres e familiares para altos cargos públicos. Houve a formação de uma nova corte com os membros da elite militar, da alta burguesia e da alta nobreza. Foi nesse período em que o Império Francês atingiu sua extensão, dominando quase toda Europa Ocidental e boa parte da Oriental. Como Napoleão I também era comandante das forças armadas, investiu em armas e soldados, tornando o seu exército o mais poderoso da Europa, e com isso foram travadas uma série de guerras para expandir o domínio Francês. 4º Quais os motivos do enfraquecimento de Napoleão e da queda de seu império?
Napoleão, com sua política expansionista, estava tirando muitos homens de suas famílias e trabalhos para guerrear, e grande parte deles morria nos campos de batalha, o que gerava muita indignação por parte dos familiares. Fora da França, as invasões napoleônicas despertavam a reação nacionalista dos povos conquistados. O Bloqueio Continental