População Negra
A hereditariedade é transmissora de informações como a cor da pele, a cor dos olhos, a forma do cabelo, as características físicas de um modo geral, as doenças próprias de um indivíduo que são transmitidas a seus descendentes através da hereditariedade, entre outros muitos fatores dos quais podemos identificar perfeitamente a presença e a função da hereditariedade tanto em humanos como em todos os seres vivos. Podendo os descendentes ocultar ou manifestar as características herdadas, inscritas no material genético, mais precisamente pela expressão gênica dos cromossomos (molécula portadora dos caracteres biológicos de um ser vivo ou até mesmo um vírus). Assim, pais com olhos castanhos, podem ter filhos com olhos claros, verdes ou azuis.
Hereditarieade V.S Meio Ambiente As unidades básicas de transmissão hereditária são os genes cuja função depende da sua interacção com o ambiente, sendo o resultado final as características observáveis de um indivíduo. As descobertas científicas da genética comportamental demonstram que todas as características psicológicas são aproximadamente 50% geneticamente influenciadas e a restante parte deve-se a influências ambientais. Há exemplos que demonstram a influência quer da hereditariedade quer do meio ambiente no comportamento do ser humano.
Exemplo Nº1: Dois irmãos gémeos foram separados, à nascença, e adoptados por famílias diferentes. Formaram-se em engenharia no mesmo ano, casaram com professoras com o mesmo nome, usam ambos óculos, têm ambos bigode e fumam ambos cachimbo. Fizeram testes psicológicos intensos e verificou-se que eram quase idênticos na inteligência e na personalidade.
Exemplo Nº2: As crianças abandonadas que crescem em gaiolas ou em quartos, sem qualquer estimulação e que não adquirem linguagem comportam-se como animais.