Rolamento
Os rolamentos automotivos como o próprio nome diz, são utilizados em veículos, para proporcionar um movimento de baixa fricção. Eles consistem em uma pista interna que é uma via circular de rolamentos de esferas, bolas sólidas que giram e são delimitadas pela pista externa, um outro caminho circular que contém as bolas internas e que as fazem girar. Leia mais sobre rolamentos automotivos.
Existem dois principais tipos de rolamentos automotivos de esferas que são identificados pela direção do movimento que eles proporcionam, sendo eles: os modelos radiais e os axiais. Os tipos radiais podem carregar radialmente ou axialmente, enquanto rolamentos axiais são projetados exclusivamente para movimento axial, que é linear. Os componentes em questão podem ser construídos de metal ou de plástico, os materiais mais comuns são o nitrato de aço e cerâmica, ou de silício. Os modelos híbridos possuem esferas de cerâmica que se movimentam em peças de aço. As esferas são, por vezes revestidas com cromo. Não há um tipo de rolamento de automóvel, o termo se refere a rolamentos que são usados em um automóvel que é bastante amplo, incluindo rolamentos de contato angular ou de esferas seladas. Os dispositivos automotivos são usados em muitos conjuntos e peças encontradas em carros, caminhões e outros veículos. As aplicações específicas incluem os rolamentos do cubo da roda, unidade tensor da correia, eixos da bomba de água, rolamentos de roda, de embreagem, o suporte da hélice, de suspensão e embreagens de roda livre.
Os rolamentos automotivos consistem em três ou quatro partes: o anel interno, as esferas, o anel externo e, possivelmente, um separador que contém as esferas no lugar e garante que as mesmas não irão friccionar umas contra os outras, causando atrito e desgaste. As esferas realizam um pequeno contato com a superfície dos anéis internos e externos e portanto, giram com o mínimo de atrito. Outras partes e equipamentos estão ligados ao rolamento e