redação
Falando em estrutura de mercado, para começar, faz-se necessário definir mercado. O mercado, enquanto definição simplista, fala de um determinado espaço onde os agentes econômicos operam suas negociações (transações). Definição, essa, que não é compatível com a prática econômica, pois mercado é o espaço abstrato, demarcado pelas forças da demanda e da oferta, em que coexistem executivos do setor financeiro, de organizações industriais, governo, consumidores e sociedade em geral. Mercado, em suma, é o espaço em que são ofertados e procurados diferentes tipos de recursos econômicos.
Segundo Aiub (2009), os mercados de bens e serviços possuem diferentes estruturações. Essas diferenças se devem às influências de alguns fatores. Dentre os fatores, alguns merecem destaque: o número de firmas; o tamanho dessas firmas; o nível de interdependência dentre essas firmas; o grau de homogeneidade ou heterogeneidade dessas firmas; a quantidade de compradores; a quantidade de informações que compradores e vendedores têm sobre os preços dos produtos; a capacidade das firmas influenciarem a procura no mercado por meio de promoções, melhorias, facilidades, etc.; e a facilidade das firmas entrarem e saírem do segmento.
Por que isso é importante? Porque em Economia, entende-se que o objetivo principal da firma é maximizar lucro. Para que isso aconteça, as firmas precisam produzir e vender uma quantidade que supra os seus custos com a sua produção de determinado bem/serviço.
|3Para que seja possível analisar o comportamento das empresas, entende-se que elas podem ser classificadas em alguns. Os quais são apresentados a seguir, a partir de AIUB (2009) e de UVB (2010).
2.1.1 CONCORRÊNCIA PERFEITA
A concorrência perfeita seria equivalente a uma concepção ideal, onde a concorrência seria justa e leal e os mercados não apresentariam imperfeições que distorçam seu funcionamento. Os mercados concorrentes, na realidade, são apenas meras