Redação
Uma das maiores preocupações dos alunos durante as provas de vestibular é, certamente, a redação. Isso porque as propostas de redações têm se tornado cada vez mais elaboradas e diversificadas. As redações, em sua maioria, abrangem diferentes gêneros textuais, tais como carta, resumo; e tipos de texto, como o opinativo, e, principalmente, o dissertativo, que ainda é a opção da grande maioria das universidades e faculdades brasileiras.
Elaborar um texto dissertativo pode não ser uma tarefa simples, porém não é um bicho de sete-cabeças para quem está preparado. Dissertar sobre um assunto, é, acima de tudo, apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos, discutir, argumentar e se posicionar, utilizando um vocabulário adequado a esse tipo de texto. Para isso, é fundamental ler jornais, revistas e livros a fim de obter conhecimento sobre vários temas e assuntos da atualidade.
Redação - É fundamental...
O texto dissertativo deve apresentar o assunto a ser desenvolvido de forma clara. O desenvolvimento deve conter os argumentos que fundamentam o seu posicionamento diante do tema proposto. Para um bom desenvolvimento do texto, é interessante que, inicialmente, selecionemos os dados, fatos e/ou contextos que serão utilizados como argumentos, para, posteriormente, inseri-los no texto. Não esqueça de direcionar o desenvolvimento do texto para uma conclusão, ou seja, para o fechamento das ideias desenvolvidas.
Redação - Procure evitar...
Fugir do tema proposto Isso é muito comum nas provas de redação. Em muitos casos, isso ocorre em razão da falta de reflexão e compreensão da proposta. Foco no tema é fundamental.
Erros básicos de gramática Para que isso não ocorra, priorize somente as palavras que você conhece, se ficar na dúvida sobre uma determinada grafia, substitua por outro termo. Respeitar a gramática e as regras de grafia são elementos básicos para construir uma boa redação.
Falta de coerência textual