atletismo
Centro de Educação- CEDU
Núcleo de Educação Física e Desporto
Curso de Bacharelado em Educação Física
PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO: CORREDOR DE ATLETISMO 400 METROS
Maceió – AL
2012
Narielly Soares Cavalcante
PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO: CORREDOR DE ATLETISMO 400 METROS
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Treinamento Físico Geral, da Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Núcleo de Educação Física e Desporto, Curso de Bacharelado em Educação Física.
Maceió – AL
2012
A periodização linear ou tradicional é a elaboração de um treinamento que possui uma fase inicial com alto volume e baixa intensidade, evoluindo para um aumento da intensidade e redução do volume. Sua teoria é alicerçada no princípio científico do treinamento esportivo conhecido por interdependência volume x intensidade, onde cada fase ou período é desenvolvido com o propósito de ocasionar uma adaptação que irá otimizar os resultados das fases que se sucedem. Embora alguns autores tenham apresentado aspectos negativos dessa abordagem (Verkhoshansky, 2001 apud Gentil, 2005), vários outros, como Fleck & Kraemer (1999), já demonstraram o quão eficiente a periodização pode ser no incremento da força muscular.
O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que iniciaram os gregos no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.
Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na