Rolamentos
Disciplina:
Mecânica Aplicada
Índice:
1. Introdução
2. Tipos de rolamento
1 .1. Rolamentos radiais
1 .2. Rolamentos axiais
3. Aplicação
2.1. Arranjo de rolamentos
2.2. Fixação radial dos rolamentos
2.3. Fixação axial dos rolamentos
2.4. Projeto de componentes associados
4. Seleção de rolamentos
3.1. Seleção do tipo de rolamento
3.2 Seleção do tamanho do rolamento
3.3. Fricção
3.4. Velocidade e vibração
5. Manutenção
6. Bibliografia
INTRODUÇÃO
Um rolamento é uma peça interposta entre as chumaceiras e as árvores giratórias das máquinas. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por urna fricção de roladura. Compreende os chamados corpos rolantes, corno bolas. rodízios. etc.. os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
TIPOS DE ROLAMENTOS
Na classificação dos rolamentos, é levado em conta o tipo de esforço que eles irão apoiar. Dessa forma, são classificados em rolamentos axiais e rolamentos radiais. Com base nisso, de acordo com o tipo de corpo rolante, eles ainda podem ser classificados como rolamentos de esferas e de rolos. E ainda podem ser separados de acordo com sua aplicação e configuração. Com base nessas informações, são identificados os seguintes tipos de rolamentos:
Rolamentos radiais de esferas:
Rolamentos Fixos de Uma Carreira de Esferas:
São os tipos de rolamentos mais representativos, e possuem um grande número de aplicações. Permitem os esforços de carga radial e apoio em carga axial, no caso da última, de ambos os sentidos. Apresenta um torque de atrito pequeno. O que lhe garante grande aplicação em modelos onde é exigido baixo ruído e vibração e alta velocidade rotação. De acordo com o tipo de disposição que possuem. podem ser utilizados em Motores elétricos de porte médio. ventiladores industriais, etc.