Abrasivo
Abrasivo é um material muito rígido, usado para moer, polir, afiar o corte, para desbaste, perfuração e polimento de superfícies, sendo que este material pode ser diferenciado em sintético ou natural. Muitos abrasivos sintéticos são equivalentes a um mineral sintético, no entanto, a diferença é apenas no fato de que os minerais sintéticos são fabricados e desenvolvidos em laboratório, em vez de serem extraídos de minas. Quando são minerais naturais, geralmente são impuros e tendem a ser menos valiosos.
Aplicação
No trabalho com vidro e metais, são geralmente empregados os abrasivos artificiais: carboneto de silício e alumina sintética. Já no polimento de lentes de instrumentos científicos, máquinas fotográficas e óculos utiliza-se a alumina natural pulverizada. Na fabricação do papel de lixas, dá-se preferência ao quartzo.
Em virtude de suas múltiplas aplicações, preparam-se abrasivos em vários tamanhos: inicialmente são triturados e depois classificados em peneiras segundo o tamanho da partícula. A seguir, são transformados em pasta ou em blocos, segundo sua utilização. O Carbonato de cálcio é usado como abrasivo, tal como agente de "polimento" no creme dental.
Fabricação
Abrasivos de liga (em sua maioria conhecidos como "rebolos") são fabricados pela mistura de um elemento aglomerante e grãos abrasivos. Os elementos aglomerantes podem ser de natureza mineral que constituem as ligas "vitrificadas", quando os abrasivos de liga são queimados a altas temperaturas ou ligas frias quando os abrasivos de liga não são queimados em fornos. Os elementos aglomerantes também podem ser de natureza orgânica, Resinas Sintéticas, que vão formar os abrasivos de liga "resinoides" ou "orgânicos" ou de natureza metálica, utilizados na fabricação de alguns tipos de abrasivos diamantados.