Condição População Negra
Meire Rosa da Silva Pereira – RA 913209343
Serviço Social
QUE PAÍS É ESTE?
Vivemos em um país totalmente diferente de séculos passados; nos aspectos geográficos, físicos, tecnológicos e religiosos, principalmente quando nos referimos ao ano de 1500, mas carregamos dentro de nós uma herança marcada pela miscigenação e por fatos ocorridos desde que encontraram o Brasil.
Com o avanço da tecnologia os europeus investiram na construção de navios que possibilitaram a navegação para encontrar novas terras. Com a expansão do capitalismo, a burguesia portuguesa, tem no mercantilismo a forma de expandir suas mercadorias e é aqui no Brasil onde ele encontram na extração de riquezas, condições de se enriquecerem e assim conquistar, lucro e poder.
As missões católicas são enviadas ao Brasil para introduzir a cultura europeia, a religião monoteísta, pois renegavam a fé politeísta dos índios, tentando, dentro da doutrina católica, levar os índios ao conhecimento do bem e do mal.
Os europeus eram manipuladores, autoritários, usavam todo tipo de violência, tirando a liberdade daqueles que já moravam aqui, querendo tão somente o domínio, assim, os indígenas sentindo a opressão, não obedeciam as ordens e gerando assim muitos conflitos. Como não conseguiram manter os índios escravizados, trouxeram para esse país os africanos, que chegaram aqui condenados ao trabalho escravo.
Desta forma observamos que o Brasil de hoje, nada mais é um reflexo das coisas que aconteceram há séculos atrás, dentre muitos podemos ressaltar, tráfico de pessoas, preconceito, prostituição, falta da estrutura da família, pedofilia, violência contra a mulher e a criança, exploração humana, etc.
Cabe a nós Assistentes Sociais, criar políticas sociais que amenizam a questão social, garantindo ao cidadão brasileiro, herdeiro desta malignidade do passado, a tomar ciência dos seus direitos e promover a inclusão deste no convívio social e no meio ambiente.