populacao em situacao de rua
Geral: Contextualizar a situação social da pessoa em situação de rua no Brasil
Específicos:
1- Compreender a população em situação de rua no contexto social atual.
2- Explorar os fenômenos que contribuem para a pessoa viver na rua.
3- Delinear as políticas públicas para esta população.
Justificativa
A escolha do tema se relaciona inicialmente por um estímulo de curiosidade e pelo ingresso do grupo no Projeto de Pesquisa denominado: Modos de vida e Condições de Saúde de População em Situação de Rua, na Cidade de Santos/SP, linha de pesquisa do Centro de Pesquisa de Saúde Coletiva, vinculado ao Curso de Pós-Graduação, nível Doutorado da Universidade Católica de Santos.
Outros sentidos se somaram à curiosidade sobre o tema, como a possibilidade de acréscimo de conhecimento na realidade atual, no que diz respeito ao conhecimento da relação entre sociedade e população de rua, e em questão do crescimento, sempre contínuo, da violentação desse tipo de população mais vulnerável, que não usufrui dos instrumentos de defesa das classes sociais.
Metodologia
Primeiramente a pesquisa foi fundamentada no Projeto de Pesquisa denominado: Modos de vida e Condições de Saúde de População em Situação de Rua, na Cidade de Santos/SP, linha de pesquisa do Centro de Pesquisa de Saúde Coletiva, vinculado ao Curso de Pós-Graduação, nível Doutorado da Universidade Católica de Santos onde se buscou a forma para fundamentar a nossa pesquisa, buscar alguns autores e iniciar o nosso projeto.
No começo, o grupo acreditou que seria fácil buscar bibliograficamente alguns autores para explicar o nosso objetivo. Mas conforme se iniciou a busca bibliográfica, percebendo-se que a cada etapa, havia mais assuntos a serem abordados e estudados, trazendo assim uma riqueza em conhecimento e detalhes do trabalho.
Houve a hipótese de se construir uma pesquisa exploratória, mas pela questão do tempo reduzido, a falta de uma equipe formada para isso e as questões burocráticas da