populaçao em situação de rua
Área 1- ciências humanas
Curso de Serviço Social
População adulta em situação de rua
São Leopoldo
2013
POPULAÇÃO ADULTA EM SITUAÇÃO DE RUA
São Leopoldo
2013
Sumário
1.Introdução 4
1.características da População Adulta em Situação de Rua: 5
3.Expressões da Questão Social presentes na população adulta em situação de rua: 7
4.Considerações finais 8
Referências 9
1. Introdução
A existência de indivíduos em situação de rua demonstra claramente a desigualdade social presente na sociedade capitalista. Na própria denominação ‘moradores de rua’ percebe-se a exclusão a que estas pessoas estão submetidas. Este fenômeno está presente na sociedade desde a formação das primeiras cidades, e com a era do ‘desenvolvimento’ esta situação só piorou.
O objetivo deste trabalho é identificar as principais características desta população, e relatar quais são as expressões da questão social que atingem este grupo, através de estatísticas e indicadores.
1. características da População Adulta em Situação de Rua:
Entre agosto de 2007 e março de 2008 foi realizada uma pesquisa nacional, pelo Instituto Meta, sobre a População Adulta em Situação de Rua. Esta pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O público alvo da pesquisa foram pessoas com 18 anos completos ou mais em situação de rua.
O levantamento de dados foi censitário e amostral, realizado em 71 cidades brasileiras entre elas 23 eram capitais, ficando de fora apenas as capitais São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte que já tinham realizado uma pesquisa sobre o perfil da população adulta em situação de rua. As entrevistas ocorreram nas ruas (72,5%) e em instituições, como albergues, igrejas,