estudo de caso
A atuação do Psicopedagogo na instituição visa a fortalecer a identidade, bem como buscar o resgate das raízes dessa instituição, ao mesmo tempo em que procura sintonizá-la com a realidade que está sendo vivenciada no momento histórico atual, buscando adequar essa escola às reais demandas da sociedade.
Este trabalho tem como objetivo elaborar um estudo de caso embasados em pesquisas e levantamentos de dados oferecidos pela ESCOLA B a fim de que possamos refletir as diversas questões relacionadas à realidade enfrentada por alunos, pais e professores no dia a dia dentro de nossa escola.
O estudo de caso da escola B, localizada na região periférica do Rio de Janeiro nos coloca diante de um enorme desafio, pois as dificuldades que são enfrentadas pela unidade escolar como o abandono, a deplorável aparência, a falta de controle administrativa tanto pela direção como pelos próprios funcionários nos remete a outro fato não menos importante: a baixa qualidade de aprendizagem fator este que nos leva a indagações de como estamos distante de uma qualidade de ensino tão desejada as nossas crianças, jovens, adultos.
Outro fator de muita relevância é o fracasso escolar que muitas vezes estão internamente ligados aos anteriores, pois qual criança desejaria estar em uma escola onde não se tem estrutura pedagógica atrativa e nem administrativa?
Essa dicussão duraria horas e horas, mas isso não depende só de discussões, planos que ficam no papel e não se concretizam, é preciso um plano de ação eficaz, sério e justo, onde todos assumam suas responsabilidades, abracem essa causa, busquem recursos e não ignorem os problemas.
Com isso podemos levantar diversos pontos que necessitam com urgência de nossa atenção, entre esses aspectos está em evidência a fragilidade da unidade, dos profissionais que a representam, a estrutura física, o espaço, etc., que tem como resultado uma grande desmotivação, desânimo, depressão e sérias consequências,