populaçao em situaçao de rua
Cidades
Censo aponta que 84% dos moradores de rua são usuários de drogas
Published: Fevereiro 18, 2014
Censo identificou número de usuários de drogas nas ruas
Pelo menos 84% dos moradores de rua de Santos são usuários de drogas. Destes, 35% consomem a mistura de álcool e outros entorpecentes, 30% só consomem bebidas alcoólicas e 19% usam entorpecentes.
Os dados fazem parte de um censo da população de rua realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Relatório completo deve ser apresentado nesta quarta-feira, no seminário População em Situação de Rua: Um Desafio Coletivo, que acontece das 8h às 18h, na sede da Unip, na Avenida Francisco Manoel s/nº.
Segundo técnicos da Fipe, apesar do alto índice de moradores de rua usuários de drogas, esse número pode ser ainda maior. Isso porque, como a resposta a pesquisa é espontânea, alguns pode ter escondido o vício, o que só aumentaria o número de dependentes químicos.
Outro dado da pesquisa é que 72% vieram de outras cidades (32,8% são originários de São Paulo, 31,4% do interior do estado, 19,7% dos demais municípios da Baixada Santista e 16,2% de outros estados ou países).
Confira a programação do seminário:
8h – Credenciamento
8h30 – Mesa de abertura
9h30 – ‘População em Situação de Rua e seus Determinantes’, com Sílvia Maria Schor , pesquisadora sênior da Fipe e doutora em teoria econômica.
10h30 – Resultado do censo da população em situação de rua, com Maria Antonieta da Costa Vieira, antropóloga pela Unicamp; Michiko de Carvalho, mestre em ciências políticas pela USP; e a socióloga Ana Maria Campos. Todas são pesquisadoras da Fipe.
12hh30 – Almoço
13h30 –‘ A rede municipal de atenção à população em situação de rua’, com a secretária de Assistência Social, Rosana Russo; o secretário de Saúde, Marcos Calvo; o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel; secretário de Obras, Carlos Alberto Tavares Russo; e o secretário de Defesa da Cidadania, Marcelo