POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Descreva quais os fatores responsáveis na atualidade por levarem algumas pessoas a viverem nas ruas.
Atualmente a população em situação de rua está cada vez mais heterogênea, vivendo na mais absoluta miséria. São pessoas condenadas ao abandono e a invisibilidade, condição de quem, a partir do momento que se está na rua, passa a ser invisível para a sociedade e estado.Os motivos para sair de casa ilustram as situações mais freqüentes: alcoolismo/drogas 35,5%, desemprego 29,8% e desavenças com pai/mãe/irmão 29,1%. (MDS.gov.br)
Segundo (Wagner De Cerqueira E Francisco)
“Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da auto-estima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.”
Segundo o autor a ausência de vínculos familiares é um dos fatores que levam as pessoas partirem para a situação de rua, às vezes por causa de algum vício, violência ou mesmo desentendimentos na família. Saem de casa sem destino e sem ter para aonde ir, permanecendonas ruas e adotando-as como suas casas. Outras vezes o desequilíbrio decorre por ocasião da morte de algum ente querido, da dificuldade de se sustentar ou até por depressão em razão da sua perda. Vagam sem rumo e acabam usando a rua como o seu consolo e abrigo.
“Pode-se afirmar que o surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social, que a cada dia atinge e prejudica uma quantidade maior de pessoas que não se enquadram no modelo atual