populacao da Índia
A índia é caracterizada por ter a maior população do mundo atrás somente da China, com 1,21 milhões de pessoas. Quase um terço dos habitantes da Índia vive na zona rural.
Graças à religião indiana (que valoriza os homens) a população indiana é composta majoritariamente por homens. Em proporção, existem 1,08 homens para cada mulher. E em crianças, para cada mil meninos, existem 914 meninas, o que anuncia o aumento de abortos de crianças do sexo feminino no país.
A taxa de crescimento populacional neste país está em 1,3% ao ano, com um aumento de 17% nos últimos dez anos que é equivalente a toda população brasileira.
Há cidades como Nova Délhi e Bombaim, que possuem mais de 20 milhões de habitantes, todas caracterizadas como típicas metrópoles de países desenvolvidos, como altos índices de desemprego, um grande número de favelas e ocupações irregulares, moradias precárias, trânsito saturado e baixas condições de vida para a maior parte da população.
Uma importante característica da população indiana é o sistema de castas. Abolida pelo governo, por ser considerada uma ofensa aos direitos humanos, essa divisão segregacionista ainda persiste arraigada ao sistema cultural. De acordo com esse sistema, a população é dividida em milhares de diferentes castas, sendo todas elas ramificações de quatro castas originais: os brâmanes (sacerdotes), os xátrias (governantes e guerreiros), os vaixás (comerciantes) e os sudras (agricultores).A economia da Índia é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais. O PIB per capita da população indiana, em 2007, foi de U$2,700. A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2007.
O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola o