hinduismo
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de grau da disciplina de Conjuntura Internacional e Cenários Econômicos.
Porto Alegre, 2013.
Sumário
Introdução
O trabalho sobre BRICS, proposto pela professora Letícia Hoppe, da disciplina de Conjunturas Internacional e Cenários Econômicos, tem como objetivo abordar a atual situação econômica da Índia, tratando brevemente sobre contexto histórico.
A Índia é considerada a maior democracia do mundo, com uma população superior a 1,3 bilhões de pessoas, foi o país que mais contribuiu para o crescimento da população mundial nos últimos cinco anos. Motivo pelo qual faz parte do grupo BRICS. Estudos indicam que por volta de 2030, deverá ser o país mais populoso do mundo, devido a não existência de controle da natalidade, e pela cultura predominante ser relacionada ao hinduísmo, que acredita que os nascimentos são sagrados, devido à crença em reencarnação.
Ao longo deste trabalho apresentaremos um pouco da cultura, religião, aspectos sociais e econômicos.
1. Aspectos Sociais
A população da índia é a 2ª maior do mundo, ficando atrás apenas da população chinesa. O índice de crescimento da índia é de aproximadamente 1,578%. A taxa de mortalidade infantil é de 32 mortes a cada mil nascimentos e cerca de 40% dos indianos são analfabetos. A expectativa de vida do país é de 69 anos, 66 para os homens e 71 para as mulheres. Aproximadamente 70% da população ativa vivem no campo e trabalham na agricultura, deste percentual a grande maioria ainda vivem sem energia elétrica, uma vez muitos ainda são dependentes do carvão para abastecer suas casas e empresas o que não é suficiente para suprir as necessidades de toda a população. O restante da população é urbana, cerca de 30%. Apesar de a população urbana ser menor, as pessoas geralmente vivem concentradas em cidades que chegam a ter mais de um milhão de habitantes. As cidades mais populosas