Índia - potência emergente
Potência Emergente
Índice
Introdução
Índia, Potência Emergente - Geopolítica do Subcontinente Indiano - Tradição e Modernização - A Índia e o futuro
Conclusão
Bibliografia
03
04-06
04-05
05
06
07
08
Introdução
A República da Índia, uma potencia emergente, localiza-se na porção centro-sul da Ásia com um território bastante extenso e uma população que já passou um milhão de habitantes. A imensa população guarda uma enorme diversidade de línguas e culturas. A religião predominante é o Hindu, sendo seguida por aproximadamente 80% da população. A Índia apresenta uma população predominantemente rural, sendo que 70% vivem da agricultura de subsistência e os outros 30% são responsáveis pela grande produção agrícola do país.
Índia, Potência Emergente
Geopolítica do Subcontinente Indiano
A civilização hindu remonta a 2500 a.C., tendo se originado às margens do rio Indo, local que se situa hoje no mulçumano Paquistão. A sociedade indiana é dividida em castas – uma camada social hereditária e endógama, cujos membros pertencem à mesma religião, o hinduísmo. Num sistema de casta, a divisão social é muito rígida; não havendo mobilidade social, os indivíduos nascem e morrem numa mesma casta. As castas não são associadas ao dinheiro e sim ao prestígio e o reconhecimento social. Na índia atual os casamentos intercastas são relativamente comuns nas partes mais instruídas, entretanto o sistema de castas se mantém. Existem também políticas de ascensão social para os dalits (casta mais inferior – os intocáveis), iniciadas pelo governo democrático, algo que é fortemente criticado pela sociedade.
Na segunda metade do século XVIII, o imperialismo britânico consolidou-se também na Índia. Porém, no século seguinte os ingleses tiveram de usar suas tropas para sufocar uma série de rebeliões de caráter nacionalista e anticolonialista.
O sentimento anticolonialista foi crescendo e, liderados por Ghandi e Nehru, os indianos aderiram a uma